AMAU mobiliza ajuda de 31 municípios para reconstrução de Erechim
Municípios se unem para reconstruir Erechim após granizo

Por Ascom AMAU
27/11/2025 15h59

Ação conjunta reúne voluntários e servidores de 31 municípios para atuar na recuperação de hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, moradias e estruturas públicas danificadas.

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) coordenou nesta quinta-feira uma ampla ação de ajuda humanitária destinada a fortalecer a infraestrutura de Erechim, severamente atingida pela chuva de granizo registrada no último domingo. Equipes de voluntários, servidores públicos e profissionais enviados por 31 municípios que compõem a AMAU chegaram ao GRAU (Grupo de Resposta em Atendimento de Urgência) em Erechim, ao longo da manhã para auxiliar nos trabalhos emergenciais.

Segundo informações da prefeitura de Erechim, mais de 15 mil moradias sofreram danos, além de escolas, hospitais e unidades de saúde. A operação organizada pela AMAU, em conjunto com a Defesa Civil, priorizou inicialmente a recuperação de estruturas essenciais, como escolas com atividades interrompidas e os hospitais Santa Terezinha e de Caridade, ambos potencialmente afetados.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, agradeceu o envio das equipes e destacou a relevância do apoio regional.

"Estamos diante de uma situação complexa, com milhares de moradias atingidas. A ajuda humanitária enviada pelos municípios da AMAU é fundamental para tornar o trabalho mais ágil e atender às prioridades", afirmou. Ele explicou que o cronograma inicial prevê atuação em escolas, hospitais e, posteriormente, no atendimento a moradores em situação de maior vulnerabilidade.

O presidente da AMAU e prefeito Marcelino Ramos, Delfim, destacaram uma mobilização conjunta.

"Dos 32 municípios da associação, 31 enviaram equipes, materiais e voluntários. Mais de 200 colaboradores já estão distribuídos pela cidade, trabalhando na recuperação de escolas, unidades de saúde e demais estruturas afetadas", disse. Ele reforça que todas as tensões seguem alinhadas às demandas apresentadas pela Defesa Civil de Erechim.

A operação de ajuda humanitária deve obrigar nos próximos dias, conforme a evolução dos trabalhos e a identificação de novas demandas. O objetivo é contribuir para o restabelecimento das condições mínimas de funcionamento das estruturas públicas e oferecer suporte às famílias que ainda enfrentam dificuldades após o desastre climático.

menu
menu