Erechim: nova sinalização tem 30 mil infrações sem multa
Erechim terá multas por radar após fase de testes e orientação

Por Edson Machado da Silva
02/01/2026 10h30

Desde outubro de 2025, Erechim iniciou uma nova etapa em seu Plano de Mobilidade Urbana com a instalação de 23 pontos de fiscalização eletrônica. Os equipamentos, já instalados e operando, estão em fase de testes e ajustes técnicos, sem gerar autuações. No entanto, dados internos apontam que, se as multas fossem aplicadas desde o início da operação experimental, o número de infrações já ultrapassaria a marca de 30 mil.

A fase de testes, que se estende até mais alguns dias, tem como objetivo principal a verificação do funcionamento dos sistemas e a adaptação do tráfego. Entretanto, observa-se que muitos motoristas, cientes da ausência de penalidades, têm desrespeitado a nova sinalização. Apesar de não haver cobrança, a administração municipal reforça a importância de a população começar a se habituar imediatamente às novas regras.

Segundo o prefeito Paulo Polis, antes do início efetivo da cobrança, o município dará início a uma ampla campanha de orientação. “Antes de qualquer autuação, vamos explicar de forma clara o que cada equipamento faz, onde estão localizados e qual o objetivo de cada tipo de fiscalização. A população será informada com antecedência, garantindo transparência e tempo de adaptação”, destacou o gestor.

A expectativa é de que, após este período educativo e de ajustes, o sistema entre em operação plena, autuando e multando os condutores infratores. A medida representa um avanço na gestão do trânsito da cidade, visando à segurança de motoristas e pedestres.

A prefeitura alerta: o período de “gentileza” está chegando ao fim. A fase de testes é uma oportunidade para que todos se adaptem, mas em breve as regras serão rigorosamente aplicadas. A conscientização hoje evita multas amanhã.

 

menu
menu