Ypiranga da virada! Canarinho vence o Inter e acaba com invencibilidade
Fim do invicto! Ypiranga reage, vence de virada e aplica 1ª derrota ao Inter

Por Edson Machado da Silva
19/01/2026 12h24

Após abrir o placar com Bruno Henrique, Internacional comete erros defensivos na reta final e cede a virada ao Ypiranga em Erechim. É a primeira derrota colorada na temporada.

A invencibilidade do Internacional no Gauchão 2026 chegou ao fim de forma dramática e frustrante. Neste domingo (18), no Estádio Colosso da Lagoa, o Colorado viu o Ypiranga buscar uma virada emocionante nos minutos finais, vencendo por 2 a 1 e conquistando seus primeiros três pontos na competição. O Inter, que lidera o Grupo A com seis pontos, amargou a primeira derrota da temporada, enquanto o Canarinho aumentou a pontuação na terceira posição do Grupo B.

Sob o comando do auxiliar Esteban Conde (no lugar de Pezzolano), o Inter iniciou a partida com domínio. Mesmo com entrosamento ainda em construção, a equipe visitante controlou a posse de bola e o ritmo no primeiro tempo, explorando a velocidade de Bruno Tabata e Gustavo Prado pelas pontas e o bom desempenho de Benjamin. A vantagem colorada, no entanto, surgiu de uma jogada de bola parada, que uniu a promessa da base à experiência. Aos 16 minutos, o jovem Yago Noal cobrou escanteio no primeiro poste, e o experiente Bruno Henrique apareceu livre para desviar de calcanhar, inaugurando o placar, dois jogadores do Ypirianga estavam no lance, Felipe Ferreira e Igor Silva, mas não conseguiram impedir a conclusão de Bruno Henrique. Confortável com o resultado, o Colorado administrou o resto da etapa inicial sem correr grandes riscos, neutralizando as investidas do Ypiranga.

A necessidade da vitória fez o Ypiranga retornar mais agressivo para a segunda etapa, pressionando o Inter e abrindo espaços para contra-ataques colorados. O Inter, com fôlego renovado pelas substituições, criou – mas não aproveitou – chances claras para ampliar. A falta de efetividade no ataque acabou punida. O Ypiranga balançou as redes com Cleiton, mas o gol foi invalidado por impedimento. O susto, porém, foi um prenúncio. O Ypiranga começou a mudar o ritmo quando o técnico Raul Cabral colocou em campo, Danielzinho, Henrique e Renan Gorne.

Aos 38 minutos, uma série de deslizes defensivos do Inter culminou no empate. Após perder a bola de forma desnecessária na defesa e não se reorganizar diante de uma cobrança rápida de lateral, o Colorado viu Nicolas Schulz aparecer na entrada da área para acertar um chute colocado, sem chances para o goleiro Ivan.

Empolgado, o Canarinho foi em busca da virada e a encontrou aos 48 minutos, já nos acréscimos, novamente explorando a instabilidade adversária. Em jogada pela esquerda Danielzinho foi derrubado dentro da áreua pelo Zagueiro Clayton Sampaio e o arbitro Eduardo Bastos marou o pênalti. Renan Gorne camisa 9 foi à cobrança, convertendo com precisão e decretando a vitória histórica do Ypiranga, que interrompeu a série invicta colorada.

Para o Ypiranga, a reação heroica na reta final representa uma injeção de moral e coloca o time na briga pela classificação. Para o Internacional, a derrota soa como um alarme: a equipe precisa urgentemente corrigir os erros defensivos e recuperar a solidez para manter os objetivos na competição. A invencibilidade acabou, e o sinal de alerta no Colorado está ligado.

O próximo compromisso do Ypiraga será na quarta-feira (21), às 21h30 em Santa Cruz contra o Avenida, já o Internacional recebe o Inter de Santa Maria no Beira Rio às 19h também na quarta-feira (21). 

menu
menu