Curso de Direitio da URI recebe visita de alunos da Escola João Caruso

Por Setor de Comunicação da URI Erechim
22/06/2026 11h08

Estudantes do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio João Caruso visitaram o Curso de Direito da URI na quinta-feira, 18, em mais um capítulo de uma parceria que já se tornou tradição entre as duas instituições. Acompanhados pela professora Roberta Teresa Manica, os estudantes foram recepcionados pelo Coordenador do Curso, José Plínio Rigotti, no Núcleo de Prática Jurídica, e outros espaços no Câmpus utilizados pelo Direito. 

A visita antecipou os preparativos de um Júri Simulado que a Professora Roberta realiza anualmente com seus alunos, dessa vez tendo como pano de fundo a obra "O Crime do Padre Amaro", romance do escritor português Eça de Queirós. 

A partir do livro, os alunos  assumirão os papéis típicos de uma sessão de julgamento, formando um verdadeiro Tribunal do Júri, com testemunhas da comunidade, exercitando, com isso, a argumentação, a oratória e o raciocínio jurídico. Para isso, contarão com o apoio de quatro acadêmicos do Curso de Direito: Laura Elgior, Nicolas Paludo, Gabriel Signor e Mathias Skrowonski. Num gesto que marcou o encontro, os alunos presentearam os acadêmicos que irão auxiliá-los com um livro, num gesto de reciprocidade.

A iniciativa reforça uma troca que se repete todos os anos. Em uma via, a escola vem até a universidade; em outra, os acadêmicos de Direito vão até a escola João Caruso para acompanhar de perto a preparação e a realização do júri, aproximando o ensino médio da vida universitária e, ao mesmo tempo, coloca os futuros profissionais do Direito diante de um exercício concreto de extensão.

Mais do que uma simulação, a atividade, que foi acompanhada, ainda, pelos professores Caroline Ceni e Andrey Andreolla, materializa o tripé que sustenta a universidade — ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes têm contato com o universo jurídico de forma lúdica e crítica; os acadêmicos colocam em prática conhecimentos adquiridos em sala, desenvolvendo didática e responsabilidade social; e a comunidade escolar se beneficia de uma parceria que se consolida ano após ano.

menu
menu