FibroVida empossa diretoria e avança para virar associação em Erechim

Por SMGG - Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Erechim
25/06/2026 21h09

Iniciativa que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde amplia ações de acolhimento, informação e qualidade de vida

Um momento marcado pela emoção, união e esperança definiu o encontro realizado nesta semana no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), em Erechim. Na ocasião, o Grupo FibroVida realizou a posse de sua primeira diretoria, que estará à frente dos trabalhos pelos próximos quatro anos, conduzindo o fortalecimento do grupo e o processo de estruturação da futura Associação FibroVida.

A formação da primeira gestão representa um importante avanço para as pessoas que convivem com a fibromialgia e outras condições de dor crônica. Mais do que um ato formal, a posse simboliza a consolidação de uma rede de apoio organizada, voltada ao acolhimento, à orientação, à informação, à capacitação e à defesa dos direitos dos pacientes.

O encontro também foi marcado por momentos de integração e fortalecimento dos vínculos entre os participantes. Além da posse da diretoria, a programação contou com atividades de confraternização e troca de experiências, proporcionando um espaço de escuta, compartilhamento e apoio mútuo.

Como parte das ações de promoção da saúde e do bem-estar, os participantes também participaram da Dança Circular, atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A dinâmica promoveu momentos de relaxamento, integração social e estímulo à qualidade de vida, aspectos fundamentais para quem convive com dores crônicas.

O Grupo FibroVida é coordenado pela enfermeira Sônia Ferreira e mantém encontros permanentes voltados ao cuidado integral das pessoas com fibromialgia. O trabalho desenvolvido busca oferecer acolhimento, escuta qualificada, orientação e fortalecimento emocional aos participantes, contribuindo para uma melhor convivência com a condição e para a ampliação do conhecimento sobre a doença.

A trajetória do grupo é resultado do esforço coletivo de profissionais da saúde, participantes e instituições parceiras. Neste contexto, a atuação da enfermeira Sônia Ferreira tem sido fundamental para a consolidação da iniciativa, incentivando a criação de espaços de apoio e fortalecimento da autonomia dos pacientes.

Para o secretário de Saúde, Vianei Mueller, a posse da primeira diretoria representa um importante passo na construção de políticas de acolhimento e valorização das pessoas que convivem com a fibromialgia. "A organização do FibroVida demonstra a força e a capacidade de mobilização das pessoas que convivem com a fibromialgia. A posse desta primeira diretoria representa um avanço significativo na construção de uma rede de apoio cada vez mais estruturada, capaz de oferecer acolhimento, informação e representatividade. A Secretaria de Saúde tem orgulho de apoiar iniciativas como essa, que promovem cuidado, inclusão, qualidade de vida e fortalecem o protagonismo dos pacientes na busca por seus direitos e por uma vida mais saudável", destacou o secretário.

menu
menu