“Viadutos é um município pujante com um crescimento vertiginoso”
Presença do Presidente da AMAU Prefeito Delfim

Por Ascom AMAU
28/05/2025 23h07

Nesta quarta-feira, 28, o município de Viadutos foi palco da Festa da Colheita da Erva-Mate. O encontro ocorre na propriedade da família Tochetto, na Linha São Joaquim, referência na produção regional desde a década de 1930. O evento reuniu produtores, técnicos e autoridades que compartilham experiências sobre cultivo, manejo e beneficiamento da erva-mate. A programação começou com Fórum da Erva-Mate, acompanhada de um coquetel na base da planta, além de palestras técnicas e apresentações culturais.

A AMAU esteve representada por seu presidente, Vannei Mafissoni (Delfim), prefeito de Marcelino Ramos, que comentou sobre a grandeza do evento: “A erva-mate é uma cultura de uma tradição muito antiga. Nós como vizinhos de Viadutos, não somos apenas amigos. Mantemos parcerias, construímos pontes juntos. E essa é a essência da nossa região, trabalhamos sempre unida. Trabalhamos harmonicamente em busca de nossas demandas em Porto Alegre e Brasília. E desta maneira estamos conseguindo trazer muitos. recursos e obras de infraestrutura para o Alto Uruguai”

Delfim fez uma menção especial aos líderes políticos e comunidade de Viadutos: "é um município muito pujante com um crescimento vertiginoso. Viadutos está de parabéns, constituído por um povo que trabalha e que luta muito por suas conquistas".

O prefeito de Viadutos, André Sperotto, destacou a relevância do evento. "A cadeia produtiva da erva-mate gera emprego e renda. Os produtores, tarefeiros, transportadores e indústrias do município e da região ganham nesse momento", disse. Ele também informou que está sendo elaborado um documento, em conjunto com propriedades, produtores e indústrias, para ser entregue aos governos estaduais e federais, solicitando um olhar diferenciado para essa cadeia produtiva.

O vice-prefeito, Sérgio Bebber, afirmou que o debate é importante para dar visibilidade ao cultivo da erva-mate e às políticas públicas de incentivo, ressaltando o compromisso da administração municipal em alavancar a produção em Viadutos.

Na palestra, o extensionista rural da Emater e coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-Mate do RS, Ilvando Barreto de Melo, abordou a implantação e manejo de ervas uniformes e de alta produtividade. "Um dos grandes desafios na cultura da erva-mate é entender a fisiologia da árvore. Precisamos considerar fatores como clima, umidade do ar e do solo, luz solar e direção dos ventos para definir os melhores momentos para adubar, colher, controlar indiretamente e monitorar doenças", explicou.

O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate), Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e Prefeitura de Viadutos, com apoio de entidades locais e regionais.

menu
menu