![]() |
|
FHSTE investe em lideranças para fortalecer gestão humanizada |
|
Este Barco também é seu |

Encontro com gestores promove escuta ativa, troca de experiências e foco na melhoria do ambiente de trabalho.
A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) está promovendo uma importante ação voltada para o desenvolvimento das lideranças internacionais. Trata-se do projeto “Este Barco Também é Seu”, coordenado pela Assessoria de Educação Permanente com apoio da direção da instituição. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da atuação dos gestores, especialmente nas áreas de gerenciamento de pessoas e resolução de conflitos.
(Foto: Schaline Guimarães – Comunicação FHSTE)
Inspirado no livro homônimo de D. Michael Abrashoff — que narra como o autor, então comandante de um navio da Marinha dos Estados Unidos, transformou seu embarque em uma das mais eficientes da frota — o projeto acontece por meio de encontros mensais com todos os gestores do hospital. Em cada encontro, um capítulo do livro é pensado à luz das realidades e desafios do cotidiano da FHSTE.
A condução das atividades é feita por um gestor da própria instituição, o que permite um espaço de escuta e troca horizontal, fortalecendo a cultura de colaboração e protagonismo entre os líderes. A proposta estimula a participação ativa, o pensamento crítico e o compartilhamento de experiências entre os envolvidos.
A segunda reunião do projeto foi realizada na última quarta-feira (23), com organização da direção da FHSTE. Na ocasião, os gestores debateram situações concretas enfrentadas no hospital e estratégias de liderança que podem contribuir para um ambiente mais harmonioso e eficiente.
Para o diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub, o projeto representa um avanço importante na consolidação de uma cultura institucional mais humanizada e estratégica. "Estamos investindo no desenvolvimento de nossas lideranças porque acreditamos que um bom líder é capaz de inspirar, unir e transformar o ambiente de trabalho. Este projeto não apenas promove o crescimento individual de cada gestor, mas também fortalece a instituição como um todo", destacou.
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação com a qualificação contínua de suas equipes e com a construção de um hospital cada vez mais integrado, acolhedor e eficiente.