|
SAÚDE |
|
Pacientes do SUS terão acesso a hemodinâmica em Erechim sem precisar sair da cidade |
| Hemodinâmica pelo SUS garantida em Erechim |
Convênio entre Município, Hospital Santa Terezinha e Hospital de Caridade, com a participação fundamental da Câmara de Vereadores, vai garantir atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde .
Um dia histórico para Saúde de Erechim! Nesta sexta-feira (31), foi sancionada a Lei Municipal nº 7.717/2025, que autoriza o convênio entre o município e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) para o cofinanciamento de serviços médicos e hospitalares direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da regulamentação, o Hospital Santa Terezinha firma parceria com o Hospital de Caridade para a aquisição de procedimentos de hemodinâmica pelo valor da Tabela SUS.

(Foto: Milena Mezalira - Comunicação PME)
O ato oficial no Auditório do Centro Clínico do Hospital de Caridade, contou com a presença do prefeito Paulo Polis; do vice-prefeito Flávio Tirello; do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti; do secretário de Saúde de Erechim, Vianei Mueller; do diretor executivo do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayub; da diretora-presidente do Hospital de Caridade, Lasie Biolo; representando o Governo do Estado, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella e o coordenador adjunto da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Joarez Sandra; e representando a Angiocenter Serviços de Hemodinâmica, Dr. Tiago Vendruscolo; além de outras lideranças, comunidade e imprensa.
Convênio
Com o convênio, pacientes de Erechim com suspeita de infarto terão acesso aos serviços de hemodinâmica seguindo um fluxograma prescrito pelo Hospital Santa Terezinha, que define o passo a passo desde a chegada na emergência de Santa Terezinha até a conduta médica final.
O secretário de Saúde, Vianei Mueller, destacou que a medida reforça o compromisso com um atendimento mais rápido e especializado aos pacientes. "Garantir hemodinâmica pelo SUS significa salvar vidas. Agora temos a segurança de que o paciente terá acesso mais rápido ao serviço dentro de um fluxo organizado e permanente, sem precisar buscar atendimento fora do município", disse.
O diretor executivo do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayub, ressaltou o impacto da parceria. "Essa é uma conquista para a saúde pública de Erechim. A Santa Terezinha seguirá coordenando o atendimento e, nos casos que exigirem hemodinâmica, o paciente será encaminhado diretamente ao Hospital de Caridade, com cobertura pelo SUS", explicou.
A diretora-presidente do Hospital de Caridade, Lasie Biolo, afirmou que o hospital está preparado para atender a demanda. “Colocar serviços de alta complexidade, como a hemodinâmica, ao alcance de toda a população que utiliza o SUS é uma demonstração clara de que a união de esforços em prol da saúde pública funciona. Hoje, não estamos apenas assinando documentos. Hoje, estamos reafirmando nosso compromisso com a vida”, destacou.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, lembrou que o Legislativo aprovou o projeto por unanimidade. "A Câmara compreendeu a importância desse avanço. É um investimento que representa cuidado, qualidade e agilidade no atendimento cardiológico", disse.
Ao encerrar os pronunciamentos, o prefeito Paulo Polis reforçou que o município continuará ampliando as políticas públicas de saúde. "Esse é um passo histórico. Quando unimos gestão pública, hospitais e responsabilidade social, quem ganha é a população. Nosso compromisso é garantir serviços de excelência e salvar vidas", finalizou.
Sanção e assinaturas
Após os pronunciamentos, o prefeito sancionou a Lei Nº 7.717/2025. Em seguida, foram assinados o aditivo de convênio entre o município e a FHSTE, e o convênio entre a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim e o Hospital de Caridade.
Download Imagem 1
Download Imagem 2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |







