SEGURANÇA
Programa Sentinela completa 10 anos com queda expressiva da criminalidade
   
Trabalho integrado garante a Erechim os melhores índices de segurança

Por SMGG - Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Erechim
05/02/2026 11h34

Município registra os melhores índices de segurança desde 2010, com quedas expressivas em homicídios e crimes patrimoniais

Os investimentos realizados do Poder Público em políticas integradas de segurança pública são refletidos diretamente na redução dos índices de criminalidade em Erechim. Dados oficiais do Sistema de Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg-RS) mostram que o município alcançou, em 2025, os melhores números desde 2010, início da série histórica.

A compilação dos dados evidencia uma queda expressiva nos principais indicadores de violência e crimes patrimoniais, consolidando Erechim como uma das cidades com melhor desempenho na área de segurança pública no Rio Grande do Sul.

Números em redução

Entre os destaques estão:

Homicídios: redução de 48%

Roubo a pedestre: redução de 54%

Roubo de veículo: redução de 20%

Furto de veículo: redução de 51%

Roubo a estabelecimento comercial: redução de 75%

Os números reforçam a efetividade das ações articuladas entre a Prefeitura de Erechim, Câmara de Vereadores, forças de segurança e projetos estratégicos desenvolvidos no município. O trabalho conjunto demonstra que a integração entre planejamento, investimento público e atuação técnica gera resultados concretos para a população.

(Prefeito Polis - Foto: Milena Mezalira - Comunicação PME)

Para o prefeito Paulo Polis, os resultados refletem a prioridade dada à segurança pública pela Administração Municipal. “Os números confirmam que Erechim está no caminho certo quando o assunto é segurança pública. Os dados oficiais mostram que alcançamos, em 2025, os melhores indicadores desde o início da série histórica, resultado de um trabalho sério, planejado e integrado. A Prefeitura tem investido de forma permanente em tecnologia, inteligência, estrutura e na articulação entre as forças de segurança. Esse alinhamento entre o Poder Público Municipal, a Brigada Militar, a Polícia Civil e projetos estratégicos como o Programa Sentinela gera resultados reais, com mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida para a nossa população”, disse o prefeito.

Programa Sentinela em destaque

O Programa Sentinela é um dos principais pilares da política de segurança pública do município, ocorrendo de forma integrada no monitoramento urbano e no apoio às ações das forças de segurança. Atualmente, o sistema conta com:

Mais de 400 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade;

Monitoramento 24 horas por dia, com acompanhamento em tempo real;

Integração direta com a Brigada Militar e a Polícia Civil;

Cobertura de áreas comerciais, vias de grande fluxo e acessos ao município;

Uso de tecnologia para prevenção, identificação e resposta rápida a ocorrências.

O projeto permite maior agilidade no atendimento de ocorrências, auxilia na elucidação de crimes e atuação de forma preventiva, contribuindo diretamente para a expressiva redução dos índices de criminalidade registrados em Erechim em 2025.

(Coord. Programa Sentinela - José Gelso Miola - Foto: Milena Mezalira - Comunicação PME)

O coordenador do Programa Sentinela, José Gelso Miola, diz que 2025 marca um momento simbólico para a iniciativa, que completa 10 anos de atuação. "Os números indicam uma queda consistente nos índices de criminalidade ao longo desse período, resultado direto da implantação do Programa Sentinela, que se consolida como uma ferramenta essencial para as forças de segurança. Hoje, a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal utilizam o sistema de forma integrado, fortalecendo o trabalho conjunto", destaca.

Miola lembra que, embora a segurança pública seja uma atribuição do Estado, o município assumiu um papel decisivo. "Erechim chamou essa responsabilidade para si. Desde o início do programa, há dez anos, o Poder Público Municipal tem sido o principal parceiro do Sentinela. A iniciativa privada também colaborou de forma importante, mas o poder público foi fundamental e, atualmente, cerca de 95% do investimento do programa é proveniente do Poder Executivo e do Poder Legislativo", afirma.

(Ten. Coronel Maurício Detoni - Comandante do 13º BPM - Foto: Milena Mezalira - Comunicação PME)

Para o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), o tenente-coronel Maurício Paraboni Detoni, Erechim se destaca no cenário de segurança pública. "Atualmente, Erechim figura entre as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul e também do Brasil. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado entre os níveis estadual, municipal e federal", afirma.

O comandante ressalta ainda o papel decisivo do Poder Público Municipal. "É fundamental a atuação do Município de Erechim, especialmente por meio do Programa Sentinela, com expressivos investimentos em tecnologia. Hoje, Erechim se destaca como uma tendência em inovação e tecnologia, sendo referência nacional na área de vigilância eletrônica", destaca.

(Delegado Regional de Polícia - Gustavo Ceccon - Foto: Milena Mezalira - Comunicação PME)

Para o delegado regional de Polícia, Gustavo Ceccon, os resultados positivos na segurança pública são consequência direta da atuação integrada das instituições. "Os números que apresentam são frutos do trabalho conjunto das forças de segurança, realizados de forma integrada, em parceria com o poder público municipal e com entidades civis. São instituições representativas que atuam de maneira articulada para garantir mais segurança à população", afirma.

O delegado destaca ainda o apoio permanente do Município. “A Prefeitura tem atendido todas as demandas apresentadas pela segurança pública, como ações como o Programa Sentinela, o cercamento eletrônico e a ampliação da iluminação pública, medidas que também desenvolveram de forma significativa para a redução dos crimes”, ressalta.

Ceccon enfatiza que os avanços são resultado do esforço coletivo. “Não é um trabalho de uma pessoa ou de uma única instituição, mas sim de um esforço conjunto, não qual todos ganham, especialmente a população, que hoje conta com uma cidade mais segura”, conclui.


Download Imagem 1
Download Imagem 2
Download Imagem 3
Download Imagem 4
Download Imagem 5

   

  

menu
menu