|
CULTURA |
|
Reforma do Centro de Belas Artes avança em três etapas após granizo |
| Com apoio da comunidade, Centro de Belas Artes em reforma após granizo |
Obra ocorre em três etapas com apoio da Defesa Civil, Poder Público Municipal e doações da comunidade
O Centro de Belas Artes Oswaldo Engel segue em processo de reforma e reconstrução após ter sido atingido pela forte chuva de granizo, em novembro do ano passado, que ocasionou danos significativos à sua estrutura. A obra está sendo viabilizada com o apoio da Defesa Civil do Estado, do Poder Público Municipal e por meio de doações recebidas, reforçando a união de esforços para a recuperação de um importante espaço cultural e educacional de Erechim.
A intervenção está organizada em três etapas. Atualmente, a primeira fase já está em execução e contempla a reconstrução da cobertura, além da reparação dos danos em materiais pedagógicos e instrumentais utilizados nas atividades do Centro.
A segunda etapa, prevista na sequência do cronograma, incluirá a instalação de forro, adequações na rede elétrica e a colocação de piso especial para dança. Essas melhorias visam assegurar condições adequadas para o pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas, artísticas e culturais oferecidas à comunidade.
A terceira e última etapa será destinada aos reparos finais, com o objetivo de deixar o Centro de Belas Artes plenamente funcional e em conformidade, garantindo segurança, conforto e qualidade no atendimento aos alunos e professores.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, o espaço possui um papel fundamental na formação cultural do município. “O Centro de Belas Artes Oswaldo Engel é um patrimônio cultural e educacional da nossa cidade. Após os danos causados pela chuva de granizo, agimos com rapidez e responsabilidade para garantir a reconstrução desse espaço tão importante para crianças, jovens e toda a comunidade. Sabemos que a arte transforma vidas, educa e fortalece vínculos. Por isso, nosso compromisso é entregar um espaço ainda mais qualificado, seguro e adequado para os alunos, professores e servidores do Belas Artes. Mesmo diante das dificuldades, seguimos trabalhando para que o nosso ‘Belas’ volte a pulsar cultura e criatividade em Erechim”, afirmou.
O prazo estimado para a conclusão total da obra é de até seis meses. Para garantir a continuidade das aulas, a Secretaria de Cultura viabilizou um espaço provisório no Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde anteriormente funcionava a UFFS, que conta com 14 salas, fácil acesso e infraestrutura adequada. Enquanto isso, o prédio do Centro de Belas Artes segue oferecendo aulas de Piano, Teclado, Ateliê de Pintura, Desenho e Violão, com as demais atividades transferidas temporariamente para o novo local.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |






