RURAL
Programa estadual visa recuperar solos degradados e fortalecer a agricultura familiar
   
Apresentação oficial da Operação Terra Forte

Por SMGG - Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Erechim
26/06/2025 22h42

Nesta quinta-feira (26), o município de Erechim recebeu um importante encontro entre produtores rurais, lideranças regionais e representantes do Governo do Estado, marcando a apresentação oficial da Operação Terra Forte — programa estadual que tem como objetivo a recuperação de solos degradados por eventos climáticos extremos, como enxurradas e cheias, além do fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul.

A atividade ocorreu no Auditório da URI Erechim e contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Flávio Tirello, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, e o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski. Participaram também prefeitos, vereadores dos municípios integrantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e lideranças rurais.

Sobre o programa

A apresentação técnica do programa foi conduzida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti e pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, que detalharam os objetivos e etapas da iniciativa.

Considerada a maior ação de recuperação de solos já proposta pelo Estado, a Operação Terra Forte será financiada com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs). A previsão de investimento por parte do estado é de R$ 903 milhões. Poderão

participar agricultores e pecuaristas familiares. A execução será realizada pela Emater-RS/Ascar.

Entre as ações previstas, estão:

Diagnóstico das propriedades rurais;

Elaboração de planos individuais de recuperação socioprodutiva e ambiental;

Estruturação de patrulhas mecanizadas para apoio técnico;

Implementação de tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono;

Prestação de assistência técnica pela Emater/RS-Ascar, parceira operacional do programa.

A seleção dos beneficiários será feita pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, e a abertura das inscrições ainda não tem data definida.

Fortalecimento da base econômica regional.

A estimativa é que mais de 40 famílias de produtores rurais de Erechim possam buscar recursos no programa, além da destinação de um trator para apoio no desenvolvimento dos projetos no município.

Para o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, o programa representa um marco importante para a reconstrução da capacidade produtiva dos pequenos agricultores. “A agricultura um importante pilar do desenvolvimento regional. Programas como o Terra Forte nos mostram que, com apoio técnico e investimento direcionado, é possível transformar realidades e dar mais segurança para quem produz no campo”, afirmou.


Download Imagem 1

   

  

menu
menu