|
ERECHIM |
|
Obra na RS-331 reforça prevenção contra alagamentos em Erechim |
| Erechim investe em obra estratégica para evitar alagamentos |
Intervenção de grande porte em frente ao Loteamento Dona Olga amplia sistema de transporte e prepara a cidade para enfrentar eventos climáticos extremos
Uma obra planejada estratégica e de grande impacto para a segurança dos moradores do Loteamento Dona Olga, que fica nas margens da RS-331, na saída para Gaurama, estava acontecendo nesta semana. A intervenção, voltada para a prevenção e mitigação de riscos de alagamentos, foi apresentada anteriormente pela Defesa Civil como necessidade diante do histórico de ocorrências no local e da intensificação das chuvas com volumes expressivos nos últimos meses.

(Fotos: Roger Gritti – Comunicação PME)
A ação é realizada por meio de uma parceria público-privada, envolvendo a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação, através do Departamento de Saneamento, em conjunto com os proprietários do Loteamento Dona Olga. A obra preventiva amplia a capacidade de transporte e busca evitar transtornos futuros à comunidade e aos motoristas que utilizam a rodovia.
O prefeito Paulo Polis destacou que investir na prevenção é fundamental para garantir qualidade de vida e segurança. "Trabalhar com prevenção dentro do saneamento e de obras contra alagamentos é essencial, e é exatamente isso que estamos fazendo. Estamos realizando uma obra grande, estratégica e pensada para o futuro, protegendo moradores e toda a cidade diante das mudanças climáticas que têm provocadas chuvas mais intensas", afirmou.

((Fotos: Roger Gritti – Comunicação PME)
No aspecto técnico, a intervenção amplia significativamente a estrutura existente. Conforme o secretário de Obras Públicas e Habitação, Mario Rossi, o local possuía uma atração de 80 centímetros de diâmetro e agora recebe mais uma nova estrutura de um metrô e meio. "Estamos reforçando o sistema de drenagem com uma ampliação importante da capacidade de escoamento da água. Essa é uma obra preventiva, pensada para dar mais segurança e evitar novos alagamentos em um ponto que já registrou problemas anteriormente", explicou.
O coordenador da Defesa Civil, Vagner Manica, ressaltou que a intervenção é resultado de análises técnicas realizadas ao longo do tempo. "Essa é uma obra para evitar futuros alagamentos em uma área que já causou ocorrências. Temos enfrentado chuvas com volumes cada vez mais expressivos, e agir de forma preventiva é essencial para reduzir riscos e proteger a população", apontou.
Durante a execução dos trabalhos, o trânsito na RS-331 opera com desvios e exige atenção redobrada dos motoristas. A expectativa é de que o fluxo seja totalmente normalizado ainda nesta quarta-feira (04), após a conclusão das etapas principais da obra.
Download Imagem 1
Download Imagem 2
Download Imagem 3
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |








