ENSINO
Turma de Psicologia da URI realiza visita técnica em Porto Alegre
   

Por Setor de Comunicação da URI Erechim
26/06/2026 12h11

Acadêmicos do Curso de Psicologia da URI (turma 2024), realizaram, no dia 17 de junho, uma visita técnica ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. A viagem foi acompanhada pela professora Vanessa Algeri, dentro do contexto da disciplina de Psicologia Social.

O Hospital Psiquiátrico São Pedro é uma importante referência histórica na construção da política de saúde mental no Rio Grande do Sul e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Durante a visita, os acadêmicos conheceram a trajetória da instituição, compreendendo como eram desenvolvidas as práticas de cuidado antes da Reforma Psiquiátrica e as ações realizadas na atualidade. Também tiveram a oportunidade de conhecer a Oficina de Criatividade e o projeto de reciclagem desenvolvido no hospital pela Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem (ATUT).

No mesmo dia, os estudantes conheceram o trabalho de uma equipe do Consultório na Rua - Pintando Saúde, vinculada ao Grupo Hospitalar Conceição, e que atua no município de Porto Alegre. A equipe atua diretamente nos espaços urbanos, oferecendo atendimento, acolhimento e cuidado às pessoas em situação de rua, integrada à rede de saúde e assistência social. 

As visitas técnicas possibilitaram compreender a relevância e o papel do psicólogo na atenção psicossocial ampliando o conhecimento sobre as práticas de cuidado em saúde mental e a atenção às populações em situação de vulnerabilidade social.


Download Imagem 1

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu