POLÍTICA
Éclesan Palhão solicita dados sobre acumpuntura na rede pública
   
Vereadora busca compreender os desafios existentes

Por Ascom Câmara de Vereadores
19/06/2025 00h18

A vereadora Éclesan Palhão, responsável pela criação do serviço de acupuntura voltado a mulheres com fibromialgia na rede pública, solicitou dados detalhados sobre o atendimento às pacientes na sessão legislativa de terça-feira (17). Em seu gabinete, ela tem recebido diversas demandas relacionadas a essa área, fruto de sua experiência e atuação na saúde. Atualmente, no papel de fiscalizadora — e não mais de executora —, Éclesan destaca que mantém a saúde como prioridade, acompanhando de perto as políticas públicas do setor. Como costuma dizer: “Não tenho mais a caneta de secretária, mas sigo defendendo incansavelmente a saúde.”

A iniciativa, que representa a proteção e o fortalecimento de algo positivo para Erechim — e que é inclusive pioneira no SUS —, foi motivada por relatos de pacientes que utilizam, elogiam e se beneficiam do serviço. Diante de entraves apontados pelas usuárias, a vereadora busca compreender os desafios existentes para aprimorar o atendimento. Além disso, salienta que, no dia de hoje, o município foi reconhecido com um prêmio na área da saúde mental, resultado de esforços contínuos — e acredita que a acupuntura pode ser candidata a futuras premiações, inclusive em nível nacional.

“Precisamos valorizar e fortalecer as boas práticas do SUS, que é um patrimônio de todos”, afirma Éclesan. Ela reforça a importância de uma gestão baseada em dados para identificar dificuldades e propor soluções que beneficiem quem sofre com dores. “Tomar decisões conscientes, fundamentadas em números concretos, garante um atendimento digno, eficaz e contínuo à população”, conclui a vereadora.

 

 


Download Imagem 1

   

  

menu
menu