SEGURANÇA
Ação retirou 29.243,89 m³ de material
   
Ação impede alagamentos em vários municípios

Por Paulo César Pedroza Ascom Sedur
21/06/2025 15h14

Os trabalhos do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) no município de Barra do Rio Azul, na região Norte, foram concluídos e os resultados já podem ser observados pela população. Mesmo com o grande volume de chuva dos últimos dias, não ocorreram alagamentos provocados pela elevação dos rios Azul  e Paloma em Barra do Rio Azul

Nos últimos 40 dias, os dois rios, que cortam o perímetro urbano do município de Barra do Rio Azul, passaram pelo processo de desassoreamento através do programa estadual, implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).

A ação retirou 29.243,89 metros cúbicos de material, desobstruindo os leitos e ampliando a vazão da água, o que representa um ganho direto em segurança e prevenção para toda a população local, que agora acompanha de perto os resultados positivos do programa do governo do Estado.

A Sedur é responsável pela execução do Eixo 1 do programa, que contempla cursos hídricos de pequeno porte. Já foram retirados, em menos de cinco meses, mais de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos de diversos rios do Estado. O investimento total do programa é de R$ 300 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), dos quais R$ 54 milhões já foram executados. Atualmente, 89 projetos estão em andamento em 65 municípios, com 55 frentes de trabalho ativas e 34 já concluídas.

De acordo com o prefeito de Barra do Rio Azul, Anderson Bagatini, a intervenção foi fundamental para evitar danos maiores durante os eventos meteorológicos recentes. “Se não fosse o trabalho do Desassorear RS, as águas certamente teriam chegado à borda do leito devido ao grande volume de chuva. Aqui na cidade a velocidade da correnteza é muito alta por causa do desnível. O serviço ajudou bastante. Só temos a agradecer ao governo do Estado por essa parceria que trouxe mais segurança para toda o município”, destacou.


Download Imagem 1

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu