ERECHIM |
Garantia de trabalho para migrantes que chega a Erechim |
Migrantes recebem suporte para moradia |
Erechim recebeu nesta quinta-feira (26), 19 venezuelanos que chegam ao município com vagas de emprego garantidas, por meio de uma iniciativa do Governo Federal voltada para a interiorização e acolhimento de migrantes e refugiados venezuelanos que estavam em Roraima.
(Fotos: Edson Souza Júnior – SMAS PME
O projeto
O Projeto Acolher Roraima: Interiorização é uma estratégia nacional que visa apoiar a integração socioeconômica dessas pessoas, promovendo a legalização da entrada no país, direcionamento para vagas de trabalho e suporte necessário para que elas possam reconstruir suas vidas nos municípios brasileiros.
Em Roraima, uma equipe multidisciplinar composta por representantes das Forças Armadas, profissionais da assistência social e técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) realiza a triagem e organização da saída dos migrantes para diversas cidades do Brasil, entre elas Erechim. No município, a chegada dos venezuelanos conto com o apoio da Comil, empresa que garantiu vagas de emprego para esse grupo.
O venezuelano Anthoni Enrique Mota Lopez é o participante número 150 mil do projeto. Ele chegou a Erechim acompanhado da esposa e dos dois filhos. Durante o primeiro mês, ele e a família terão a hospedagem oferecida pela empresa até que a família encontre um imóvel para aluguel na cidade. Segundo a Gerente de Recursos Humanos da Comil, Fernanda Parmeggiani, a empresa também oferece suporte na alimentação, saúde, mobília e mobília básica, aos migrantes e familiares neste período, além de cursos de capacitação e desenvolvimento para que reestabeleçam sua vida pessoal e profissionalmente.
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, dá o apoio necessário exigido pelo 'Projeto Acolhida Roraima: Interiorização'. O secretário Micael Kasmirski destaca o trabalho técnico que é feito através da Política de Assistência Social no Acolhimento e integração de migrantes. “Receber essas famílias em nossa cidade é um compromisso de todos nós com a solidariedade e o respeito aos direitos humanos. A Prefeitura está pronta para oferecer o suporte necessário para que eles possam se estabelecer, trabalhar e contribuir para o desenvolvimento de nossa comunidade”, disse.
Sem fronteiras
A Prefeitura de Erechim, desde 2023, com o ‘Sem Fronteiras’, uma ferramenta criada para oferecer informações relevantes aos migrantes que chegam ao município ou que já se encontram nele. Basta acessar http://www.pmerechim.rs.gov.br/sem-fronteiras.
Download Imagem 1
Download Imagem 2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |