SAÚDE |
Estágio profissional da Educação Física da URI em UBS de Erechim |
Essa parceria melhora a qualidade de vida |
Acadêmicos do Curso de Educação Física da URI (turma 2022), realizaram, neste primeiro semestre de 2025, o primeiro estágio com ênfase na saúde coletiva e que teve lugar na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Cristóvão. Na ação, os alunos realizaram avaliações, anamnese, palestras, orientações e aplicação de sessões de treino para os diferentes grupos que frequentam a Academia da Saúde da referida UBS.
Todas as atividades desenvolvidas foram planejadas e organizadas em conjunto com a professora supervisora de estágio, Alessandra Dalla Rosa da Veiga. "Esse espaço é muito importante para que o profissional de educação física conquiste, uma vez que ganhe com a promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Por isso, é crucial termos um profissional da área inserida na equipe multidisciplinar", frisou.
Na terça-feira, 08, os acadêmicos foram reunidos com a enfermeira responsável pela UBS e com a professora Alessandra para avaliação do estágio, onde foram levantadas algumas questões sobre a importância desse estágio como um marco de referência da inserção do acadêmico na atenção primária e saúde coletiva, pois é um espaço que precisa muito de um profissional da área para ajudar na promoção da atividade física e do exercício físico, prevenindo a obesidade e as crônicas decorrentes, muitas vezes, do sedentarismo e da inatividade física.
A partir disso, a professora Alessandra e os acadêmicos irão encaminhar um relatório para a UBS sobre todas as atividades que foram desenvolvidas, com sugestões para os próximos empreendimentos. Para a acadêmica Ionara Mattia, “a experiência com o estágio foi muito especial. Sempre tive o desejo de atuar no atendimento à família no SUS. Hoje, o profissional de Educação Física ainda não tem espaço nessa área tão importante, embora saibamos que a atividade física pode prevenir doenças crônicas, além de auxiliar no tratamento delas. Com certeza, deixamos nossa marca como a primeira turma a atuar em uma UBS, levando saúde por meio do exercício físico a um público muito diverso. A Academia da Saúde precisa ganhar reconhecimento por sua importância, assim como os profissionais que ela atua”.
Segundo o acadêmico Augusto Zarckzevski, "esse estágio na UBS São Cristóvão, com toda certeza, foi uma experiência completamente válida, onde cada dia teve sua contribuição para nosso desenvolvimento profissional. Conhecer como a UBS funciona e como um profissional da Educação Física pode estar inserido nela, ajudando a população a ter uma melhor qualidade de vida, prevenir ou tratar doenças crônicas não transmissíveis, aumentando a longevidade e, possivelmente, obtendo uma quantidade de medicamentos e de consultas acessíveis, descarregando o SUS".
Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Cristiane Nara Zanelatto, “esse espaço é aberto para os acadêmicos e professores poderem atuar e compartilharem seus conhecimentos, possibilitando, assim, um cuidado maior com a saúde dos frequentadores e da comunidade em questão”. Reforçou, ainda, a necessidade de continuidade do trabalho no próximo semestre, destacando, ainda, que “essa parceria melhorou a qualidade de vida dessas pessoas até da saúde mental”.
Download Imagem 1
Download Imagem 2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |