SAÚDE
Atendimento do Instituto Pensare através de parceria município e estado
   
Compromisso com a saúde mental

Por SMGG - Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Erechim
09/07/2025 21h55

União que Cuida: Instituto Pensare, Prefeitura de Erechim e Governo do Estado fortalecem atendimento gratuito à população

A Parceria garante atendimento especializado para mais de 200 pacientes por mês, reforçando o compromisso com a saúde mental e o acolhimento das famílias.

Desde 2023, o Instituto Pensare tem sido uma grande aliada da Prefeitura de Erechim no cuidado com a saúde mental da população. A parceria será ampliada em 2024 com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do programa TEAcolhe, garantindo atendimentos gratuitos e de qualidade para crianças, adolescentes e famílias que desejam oferecer suporte especializado.

O Instituto Pensare conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neurologista, psiquiatra, neuropediatra, assistente social, pedagoga e psicomotricidade. Por mês, cerca de 70 pacientes são atendidos por meio do credenciamento com a Prefeitura, além de outros 150 pacientes acompanhados pelo programa estadual TEAcolhe. Além dos atendimentos, são oferecidas terapias para as famílias, com foco no acolhimento integral.

"Acreditamos que ninguém faz nada sozinho. Uma parceria com o poder público é essencial para garantir que nossos atendimentos continuem sendo gratuitos e de qualidade. O município de Erechim é um grande parceiro, comprometido com as instituições e com o cuidado de quem mais precisa", enfatiza a coordenadora da Pensare, Gislene Alves Pereira Hawryluk.

A porta de entrada para os atendimentos é feita pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), que encaminham os pacientes à instituição.

A coordenadora também faz questão de destacar o trabalho humanizado do neurologista Rafael Badalotti, que atua na Pensare e faz, sempre que necessário, as medicações prescritas. "Ter profissionais que, além de sua competência técnica, colocam o amor ao próximo na prática fazem toda a diferença. O Dr. Rafael é um exemplo de generosidade e humanidade", completa Gislene.

Para o médico Rafael Badalotti, fazer parte da Pensare, é também uma forma de retornar à comunidade o que aprendeu na profissão. "Atender quem mais precisa é uma missão. Além dos diagnósticos e das prescrições, sempre que possível, faço questão de doar os medicamentos para garantir o tratamento integral. É gratificante ver vidas sendo transformadas", afirma.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, reforça que parcerias como essas são fundamentais para ampliar o acesso aos serviços de saúde mental na cidade. "A união de esforços entre município, Estado e instituições sérias como a Pensar mostra que quando ganhamos juntos, quem ganha é a população. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essas parcerias para cuidar das pessoas com dignidade, respeito e amor", destacou o prefeito.

A experiência do Instituto Pensare é mais um exemplo de que quando a sociedade, os profissionais e o poder público caminham de mãos dadas, é possível garantir um atendimento mais humano, acolhedor e transformador.

 


Download Imagem 1
Download Imagem 2

   

  

menu
menu