ENSINO |
Júri Simulado de alunos do Ensino Médio da URI sobre impactos da radioatividade |
Disciplinas de redação e química |
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI participaram recentemente de uma atividade interdisciplinar Estudantes inovadora: um Júri Simulado sobre os benefícios e malefícios da radioatividade. A iniciativa envolve as disciplinas de Redação, com a professora Vanessa Collet, e de Química, com a professora Raquel Brusco Machado.
(Mobilização teve início em sala de aula com caráter interdisciplinar – Foto: Comunicação Social URI)
Durante o julgamento simulado, os alunos se dividiram em grupos que representaram defesa e acusação, argumentando com base em pesquisas científicas, dados históricos e aplicações reais de radioatividade na saúde, na energia e no meio ambiente. O objetivo foi debater um tema de grande relevância social e científica e também desenvolver competências essenciais no Ensino Médio.
Em Redação, os estudantes foram desafiados a produzir um texto dissertativo-argumentativo, utilizando os argumentos do júri como base para sua produção escrita, trabalhando técnicas de persuasão, coesão e coerência textual, além do exercício da dicção, da capacidade de falar em público, de se expressar especificamente. Já em Química, a atividade teve como foco a verificação da veracidade das informações científicas apresentadas durante o julgamento, promovendo o pensamento crítico e a habilidade de avaliação de dados técnicos.
Segundo a professora Vanessa, "foi uma experiência enriquecedora, porque os alunos puderam sair do papel passivo e assumir o protagonismo do conhecimento. O júri favoreceu tanto a expressão oral quanto a construção de argumentos sólidos e fundamentados", destacou. A professora Raquel complementou: “Eles se envolveram muito com os dados científicos e buscaram entender os riscos e as potencialidades da radioatividade com responsabilidade”.
O projeto reforça o compromisso da Escola com uma educação interdisciplinar, ativa e reflexiva, formando alunos preparados para pensar criticamente e comunicar-se de forma ética e consciente.
Download Imagem 1
Download Imagem 2
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |